quinta-feira, 19 de março de 2009

Slumdog Millionaire


Quem quer ser um milionário. Sr. Danny Boyle, esse texto é exclusivamente para você.

Caro Dan, já com toda presunção que me cabe lhe chamo assim pela intima relação que tenho com seus filmes ao longo da minha formação cinematográfica. O Cova Rasa foi o segundo filmes que aluguei pessoalmente em minha vida sem companhia de nenhum familiar (o primeiro foi o magnífico Dracula de Bram Stoker).

Você mais do que eu, sabe que o seu filme e o do excelente sr. Fincher eram os mais fortes concorrentes ao Oscar 2009, incrivelmente os dois filmes sofrem do mesmo fenômeno por assim dizer. A preexistência de uma obra anterior para assim justificar a sua própria existência. Claro que no âmbito cinematográfico essa afirmação é ridícula e redundante, mas explico.

Se engana se citarei aqui o escritor Fitzgerald como base para a odisséia do carismático Button. No caso do O Curioso Caso de Benjamim Button é fácil dizer que ele não existiria tal como nós o assistimos se não tivessem (?!) produzido o Forrest Gump. Tal afirmação é compreensível simplesmente pela parte de produção do filme a qual tem o mesmo roteirista do filme estrelado por Tom Hanks, o tal do Eric Roth. Fica fácil a partir daí entender essa comparação, a semelhança está lá por conta do estilo de produção do profissional de ambas as obras.

Agora o seu Slumdog querido Dan...

Tentei encontrar algum argumento como o fiz como o filme de David Fincher acima. Nada encontrei. Pois bem, serei seco. O seu Oscar guardado em casa não existiria sem uma produção daqui das terras tupiniquins. Sei que sua pele empola ao escutar esse nome mas aqui vai; Cidade de Deus.

Exatamente. O tão ovacionado Slumdog Millionaire não existiria se caso o competente Meireles tivesse optado em ser engenheiro do que cineasta.

O senhor utilizou as mesmas armas publicitárias do Fernandinho e ainda aplicou um sórdido “nitro oscarisavel” em sua obra. Claro, que o mérito é todo seu, já que por aqui ninguém consegue entender como funciona essa formula maluca de Hollywood. Mas ora bolas, por que tinha que colocar uma galinha no começo do filme? Não ficaria tão evidente se fosse um cachorro ou até mesmo uma vaca (que por sinal não existe nenhuma no filme que se passa na Índia, mas ok). Aqui abro aspas para parafrasear o fantastico Erico Borgo do site Omelete; "Juro que se a câmera a seguisse (a galinha) eu levantaria do cinema e iria embora, mas não foi o caso...".


















Não digo que é um péssimo filme sem qualidade alguma, existem muitas qualidades nele, só não consigo pensar em nenhuma agora. Mas, o senhor a de convir comigo que esse ano em especifico foi injusto a premiação do Oscar (que surpresa!), concordará também que O Lutador é o verdadeiro merecedor de melhor filme de 2009, mas...

Bom, faça um favor por mim, chame o Darren Aronofsky para tomar um café ou uma cerveja qualquer dia desses, seria muito legal da sua parte.



vejo vocês no nefausto

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